Experiência que tenho vivido aqui no 3Fitness como um auxiliador virtual, muito tem-me gratificado.
Tenho recebido vários e-mails e a grande maioria traz perguntas relacionadas a ansiedade e como ela atrapalha qualquer projecto ligado a disciplina alimentar.
A queixa é comum e mais de 80% dos e-mails estão relacionados a esta temida sensação.
Geralmente a pergunta começa assim: "Sou muito ansiosa(o) e quando estou com algum problema não consigo controlar me e começo a comer...".
Com a absoluta convicção a ansiedade é a campeã dos insucessos de qualquer programa alimentar.
Se não, pelo menos a mais severamente apontada como causadora de grandes frustrações... Como driblá-la? Entendê-la? Respeitá-la? Em primeiro lugar é necessário que se conheça um pouco mais sobre a ansiedade.
Segundo o Dicionário Larrousse Cultural ansiedade é definida como:
1. Angústia, aflição, grande inquietude -
2 Desejo veemente, impaciência, sofreguidão, avidez. Dependendo do grau a ansiedade é diagnosticada como doença.
Entretanto para ser diagnosticada como tal, é necessário que se junte dados mais específicos e contundentes.
Ocorre que se dizer "ansioso" caiu na graça popular e a maioria emprega esta palavra para sintetizar e simplificar algo que perturbe o "bom" andamento das coisas.
"Ser" ou "estar" ansioso são comportamentos bem distintos e merecem cada qual tratamentos específicos e diferenciados.
Estar preocupado é uma coisa; sofrer em decorrência da preocupação é outra.
Ficar aflito, agitado, angustiado, são situações que geram um alto grau de expectativa e portanto o organismo começa a receber, através da corrente sanguínea, uma descarga de determinadas substâncias que desencadearão algumas alterações inclusive podendo atingir o centro da fome.
Isto quer dizer o seguinte: é possível que uma situação de ansiedade estimule de uma maneira desordenada a fome, mas esta situação de conflito não pode ser a única responsável pelo insucesso de uma dieta.
Tudo bem que tenha uma certa parcela de culpa mas ser inteiramente responsabilizada é extremamente cómodo e consolador.
É fácil encontrarmos bodes expiatórios para a nossa falta de respostas coerentes, entretanto se não nos avaliarmos friamente e profundamente dificilmente conseguiremos sucesso em qualquer projecto de vida pois problemas teremos sempre, soluções teremos que encontrar, mas depende da nossa consciência, talento, competência e necessidade o caminho que escolheremos para enfrentarmos estas tão mal faladas ansiedades...
Fonte: http://www.3fitness.com
Oi Elisa, muit bom seu post! Realmente a ansiedade detona e muito a dieta de qualquer pessoa...
ResponderEliminarBesitos!
Realmente a ansiedade eh um dos principais activadores da compulsao... pelo emnos eu sinto isso!!
ResponderEliminarMas tu estás a ir bem... vais ver q em breve os resultados serão surpreendentes...qdo emnso pensares neles!
Beijoka
OLÁ
ResponderEliminara ansiedade pode ser (e é!) um grande problema no caso de eliminação de peso (ás vezes facilita a perda...)
gostei do post!
boa sorte na tua luta!
bjinhu
A minha ansiedade é muita, ao ponto de ter ataques, mas nada tem a ver com a dieta ou vontade de emagreçer... tem a haver mais com o trabalho... e por acaso até me dá para não comer, mas a consequência por mais estranho que seja também não me dá para perder peso... vá-se lá saber porquê!!!
ResponderEliminarjinhux
Obrigada pela tua preocupação!!!
ResponderEliminarNão costumo ficar tantas horas lá no gym, mas aconteceu ficar ontem...nem dei pelo tempo, sinceramente!
Hoje estive só até as 10,30
Beijokitas de carinho