2009-02-05

Gravidez x Alimentação - Para as minhas Prenhudas!!!!

Para garantir a saúde da futura mamãe e o crescimento saudável do bebê, bons hábitos alimentares são imprescindíveis durante a gestação. Coloque-os em prática:

O café da manhã
Depois de um longo período em jejum, um café da manhã balanceado (com carboidratos, proteínas e vitaminas) é obrigatório. “Ao permanecer um extenso período em jejum, a quantidade de açúcar no sangue baixa, levando à queda de pressão, tonturas e interferindo na disposição e no humor”, explica o ginecologista Aléssio Calil Mathias, diretor da Clínica Genesis, em São Paulo. No caso das grávidas, os enjôos e as náuseas intensificam-se com o estômago vazio.

Não pule refeições
Ficar um longo período sem comer piora os sintomas de enjôo e azia. Portanto, faça seis refeições leves: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Os lanches são importantes para evitar que você não fique com o estômago vazio por muito tempo e contribuem para a sensação de saciedade, assim você não corre o risco de exagerar no prato durante o almoço e o jantar. Para um lanche saudável e equilibrado, opte por um pão com fibras, torrada integral ou frutas, pois favorecem o funcionamento do intestino.

Garanta o cálcio
A gravidez é o momento em que a mulher necessita de maior quantidade de cálcio, pois boa parte do mineral é transferida para o feto no terceiro trimestre. Além disso, o cálcio regula a pressão, previne a hipertensão e é componente indispensável para a produção do leite materno. Alimentos ricos em cálcio: iogurte, queijo branco, couve manteiga crua, feijão branco, brócolis e peixe.

Sobremesa
Deixe aquele doce mais calórico - chocolate, torta e pudim para o sábado ou domingo. Durante a semana, controle os desejos consumindo um “doce saudável”: fruta, gelatina ou até mesmo uma compota ou picolé de fruta.

Nada de carnes cruas
Pratos com carnes cruas devem ser evitados, pois eles podem conter bactérias. Pratos da cozinha japonesa, como sashimi e sushi, oferecem risco de infecção alimentar devido à manipulação indevida, sem higienização prévia pela falta de uso de luvas, o que pode prejudicar o bebê.

Evite refrigerantes e fique longe de bebidas alcoólicas
Bebidas gaseificadas dificultam a absorção de nutrientes, vitaminas e sais minerais pelo intestino. Quando consumidas durante as principais refeições, diminuem em até 60% a capacidade do intestino de absorver nutrientes e elementos essenciais para o funcionamento do organismo da mãe e do bebê. As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois o bebê absorve o álcool através da placenta, o que pode causar males irreversíveis em sua formação.

4 comentários:

  1. Lisoquinha Pintarolas...
    ainda acordada?
    Eu estou a ver o shrek...já vi o 1, vou ver o 2. Não estou com sono.
    Estive a ver, a pensar lol, muito penso eu...
    Bem, amanhã é outro dia, e o outro shrek, mais o gato, esperam-me no gym lolol.
    ..." e viveram feiosos para sempre!" lolololll, a sério, que doidos.
    Vou mandar vir aqui a alessandra lá das minhas princesas que está de bébé e preocupada com o peso.
    Beijos com pintas

    ResponderEliminar
  2. Tão fofa...belos conselhos sim senhora a nutri disse-me isso tudo...mas está mesmo dificil controlar os doces embora a análise de glicose estja normalissima. Já engordei 12quilos, o máximo que deveria engordar até ao fim, e só completo os 6meses para a semana. Obg pela força, tenho que por mesmo isto em prctica para meu bem e do meu filhote. Bjocas.

    ResponderEliminar
  3. Bons conselhos, espero usá-los numa próxima gravidez (que ainda n está para breve).
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. A Terra dos Sonhos é uma loja onde pode encontrar artigos variados com preços de sonho.
    www.terradossonhos.net

    ResponderEliminar

Bem vindos são aqueles que vierem por bem!


Para Rir

Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo.