Esqueça as dietas mágicas
O excesso de peso, mesmo que ligeiro, afecta-nos mais do que pensamos. Esta condição pode deteriorar a saúde em várias vertentes, por exemplo, causar sobrecarga nas articulações, afectar o sistema circulatório e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Não há melhor razão para perder peso do que a saúde.
Mas se quer emagrecer, esqueça as dietas mágicas…
- Estas dietas provocam a perda e ganho de peso consecutivos (efeito "iô iô"), extremamente prejudicial para a saúde, na medida em que os quilos perdidos são constituídos por água (elemento fundamental ao organismo) e não por gordura.
- Para além disso, esse tipo de dietas contribuem para aumentar o apetite por fazerem demasiadas restrições, além de provocar um cansaço psicológico, devido à monotonia das ementas.
Simplifique… O segredo está em seguir uma alimentação equilibrada associada ao exercício físico.
Topo
Mentalize-se antes de começar
- O objectivo a estabelecer é atingir um peso saudável para toda a vida, o que só é possível adoptando um estilo de vida saudável.
Mas, o que é um peso saudável? É simplesmente aquele que permite ao seu organismo manter-se em condições óptimas.
- Deve estar ciente de que se trata de um objectivo a médio prazo e que não pode querer mudar os seus hábitos de vida de um dia para o outro. Não é fácil trocar uma rotina por outra, razão pela qual toda a mudança deve ser gradual e agradável.
A única forma de perder peso consiste em adoptar um estilo de vida saudável.
Estabeleça uma meta
- É fundamental estabelecer metas realizáveis, de forma a que seja possível alcançá-las. Não imponha como objectivo alterações radicais no seu corpo, mas sim a obtenção de um peso saudável!
- Todas as mudanças devem ser introduzidas de forma progressiva e não devem ser estabelecidos objectivos difíceis de atingir;
- Não pense nesta mudança como o início de um período de obrigações, mas sim como uma oportunidade para tirar partido dos prazeres da vida de forma gradual e saudável, sem chocar com os seus gostos pessoais;
- Não deve impor proibições, deve comer de tudo de forma equilibrada, pois as proibições absolutas só contribuem para aumentar as tentações;
- Depois de alcançado o objectivo definido, o importante é manter esses hábitos.
Evite as dietas que não são compatíveis com a alimentação do dia-a-dia.
Como funciona o processo de controlo de peso no nosso organismo
Os mecanismos de controlo de peso assentam em dois conceitos chave: consumo de energia e gasto de energia.
No entanto, é importante ter em conta que o processo de aumento, perda ou manutenção do peso não é linear e depende de inúmeros factores, tais como, o estado de saúde, a estrutura corporal, factores genéticos, entre outros.
Para o ajudar a perceber como interagem o consumo e o gasto energético, mais conhecido como consumo e gasto de calorias, siga o seguinte raciocínio.
O que são calorias?
Caloria é a unidade de energia utilizada em nutrição para expressar a energia fornecida pelos alimentos.
Topo
Como é que gastamos energia?
De uma maneira geral, pode-se dizer que o nosso corpo consome energia (gasta calorias) através de dois mecanismos:
- Manutenção das funções vitais do organismo, tais como, funcionamento dos órgãos, temperatura corporal, digestão dos alimentos, etc. - o que se designa por metabolismo em repouso. Ou seja, mesmo quando não estamos a fazer nada o corpo gasta energia.
- Actividade física, como por exemplo, andar, subir as escadas, dançar, tocar um instrumento, fazer desporto, etc. É através da actividade física que se pretende gastar calorias, para ajudar a perder peso.
Topo
Onde é que o nosso corpo obtém energia?
Toda a energia é proveniente dos alimentos. Através do processo digestivo, o nosso corpo consegue aproveitar os constituintes dos alimentos (nutrientes), necessários para o seu funcionamento.
Topo
A energia é toda igual?
A energia que obtemos dos alimentos, difere em qualidade e em quantidade. Por isso é que seguir os princípios de uma alimentação saudável é a melhor forma de assegurar um fornecimento de energia adequada para o organismo.
Topo
O que acontece à energia que não é gasta?
Se o organismo não necessitar de toda a energia que consumiu, ele irá armazená-la. Este armazenamento de energia geralmente é feito sob a forma de gordura, conduzindo a um aumento de peso.
Topo
O segredo reside no equilíbrio!
O segredo do controlo do peso reside num equilíbrio entre a energia que se gasta e a que se consome. Deste modo, ao gastar a mesma quantidade de energia que se consome, assegura-se o bom funcionamento do organismo e… o peso mantém-se.
http://madrinhario.blogspot.com/
ResponderEliminarOi Elisa, ficarei toda orgulhosa por te ter como madrinha.
Enra no link em cima, se aceitares diz-me depois!!!
Beijocas