2008-06-11

Recupere-se dos abusos calóricos do feriado!

Feriado prolongado é a oportunidade que temos de relaxar, acordar um pouco mais tarde, encontrar com amigos, viajar, sair da rotina atribulada do dia-a-dia, entre outras coisas. Na maior parte das vezes a comida faz parte disso tudo: churrasco, cerveja, petiscos, e você acaba não resistindo, cai em “tentação” e esquece da dieta.


O arrependimento vem só depois que a vida volta ao normal e você constata, na balança, as consequências dos abusos que cometeu. Mas não adianta nada se desesperar, achar que tudo está perdido, o melhor a fazer é voltar à sua rotina, manter uma alimentação saudável e equilibrada e praticar atividade física.

Ficar em jejum, reduzir muito as calorias ingeridas ou tentar essas dietas milagrosas de desintoxicação não vai resolver nada, muito pelo contrário, essas atitudes só vão te prejudicar ainda mais. O segredo, mais uma vez, é a moderação.



- Coma várias vezes ao dia, em pequenas quantidades. O fracionamento das refeições faz com que seu organismo “aproveite” melhor os nutrientes dos alimentos consumidos. Além de contribuir para a eliminação de peso, pois quanto mais o seu organismo trabalha para digerir os alimentos, mais calorias ele “queima”.

- Procure consumir alimentos leves, de fácil digestão como: peixes, saladas, cereais integrais e, principalmente, frutas, verduras e legumes.

- Diminua o consumo de doces em geral e de açúcar de adição, quando for tomar cafezinhos, chás, sucos e outros líquidos, utilize adoçante.

“Ficar em jejum, reduzir muito as calorias ingeridas ou tentar essas dietas milagrosas de desintoxicação não vai resolver em nada, muito pelo contrário, essas atitudes só vão te prejudicar ainda mais”

- Troque o consumo de refrigerantes por sucos de frutas naturais. Os refrigerantes, apesar de muitos terem calorias reduzidas, não têm nutriente algum que seja benéfico para a saúde, além de conterem muito gás, o que acaba dificultando a digestão.


- Não esqueça também de ingerir bastante líquido. Além da água, você pode beber um chá quentinho nos dias frios.

- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: alimentos industrializados, frituras, lanches do tipo fast-food, preparações gordurosas (feijoada, dobradinha, churrasco, doces muito elaborados). Estes alimentos além de serem altamente calóricos, são de difícil digestão e por possuirem muita gordura, favorecem o aumento de tecido adiposo e o aparecimento daquela barriguinha indesejável.

- Como já estamos no outono e as noites estão mais frias, as sopas são uma ótima opção para um jantar leve e saudável. Na coluna “Receita Light” do nosso site, você vai encontrar um Especial de Sopas, todas saudáveis, pouco calóricas e saborosas.

- Além dos cuidados com a alimentação, a prática de atividade física também é essencial para se recuperar dos abusos cometidos. Aumente a frequência e o tempo que pratica exercício físico, sempre com a orientação adequada de um profissional. Dê preferência às atividades aeróbicas como: corrida, caminhada, bicicleta que “aceleram” o metabolismo e favorecem a queima de gordura e calorias.

Depois de seguir todas essas dicas e se recuperar dos abusos, aproveite o embalo e continue praticando atividade física regularmente e mantenha uma alimentação saudável, equilibrada e fracionada. Consuma diariamente frutas, verduras, legumes, cereais, carnes, leguminosas, leite e derivados.

E no próximo feriado lembre-se que você pode se divertir e relaxar sem ganhar uns quilinhos a mais, basta fazer escolhas saudáveis, controlar a quantidade dos alimentos e praticar atividades de lazer prazerosas, além de “queimar” algumas calorias.


Data de publicação: 26/05/2008


Coluna assinada por:
Camila Rebouças de Castro

Nutricionista formada pela
Universidade Católica de Santos
CRN-3 14.112

3 comentários:

  1. Mais uma vez adorei o teu post.
    sempre aprendo muito aqui.
    Obrigada pelo carinho.
    beijos e uma óptima quarta.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso este feriado foi o mais light que já tive. Comi saudável e fiz caminhada no shopping hihi :P

    Beijocas**

    ResponderEliminar
  3. Estás mini-férias que tive, foram do mais light que existe :)

    Mas adorei ler o artigo, sempre bom relembrar.

    Bjo

    ResponderEliminar

Bem vindos são aqueles que vierem por bem!


Para Rir

Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo.