2008-06-16

MASSAGEM BIODINÂMICA

Atualmente, existem recursos que nos permitem encontrar uma maneira adequada de alcançarmos um relaxamento com qualidade, através da MASSAGEM BIODINÂMICA .

Para quem é indicado o tratamento?

  • Para todas as pessoas com dificuldade em obter um adequado bem estar corporal;

  • Desconforto ao toque;

  • Distúrbio de atenção;

  • Distorção da imagem corporal.

Para obtermos a compreensão de como percebemos ou lidamos com o nosso corpo físico é necessário em algum momento termos consciência de que “ o nosso ESQUEMA CORPORAL é uma realidade de fato, sendo de certa forma nosso viver carnal no contato com o mundo físico”.
Imagem Inconsciente do Corpo – Françoise Dolto – pgs: 10/ 11.

”O Esquema Corporal é, em princípio, o mesmo para todos os indivíduos (aproximadamente de mesma idade, sob um mesmo clima); a IMAGEM CORPORAL, em contra partida, é peculiar a cada um: está ligada ao sujeito e a sua história. Ela é especifica de uma libido (*) , em situação de um tipo de relação libidinal”.
Imagem Inconsciente do Corpo – Françoise Dolto – pg: 14

“Daí, resulta que o ESQUEMA CORPORAL é, em parte, inconsciente, mas também pré-consciente e consciente, enquanto a IMAGEM DO CORPO é eminentemente inconsciente”.

”A IMAGEM DO CORPO” é a síntese VIVA de nossas experiências emocionais: inter-humanas, repetitivamente vividas através das sensações erógenas eletivas, arcaicas e atuais”.
Imagem Inconsciente do Corpo – Françoise Dolto – pg: 14.

Dentro da consciência corporal propomos a:

Massagem Biodinâmica

Criada nos anos 50 pela fisioterapeuta e psicóloga norueguesa Gerda Boyese, é um trabalho terapêutico cuja ação sobre o corpo ocasiona uma estimulação interna que permite o surgimento de sensações e sentimentos, imagens e/ou reações neurovegetativas. O tratamento visa o relaxamento, a tomada de consciência da auto-regulação vegetativa do organismo, baseada na função do stress físico e emocional.

Visa criar imagens, através do falar ou de toques apropriados um maior conhecimento das sensações Corporais permitindo abrir uma autêntica noção corporal e possibilitando a CONSCIÊNCIA CORPORAL que é fundamental para encontrar e se chegar a um relaxamento Global

“ Corpo não é apenas uma forma em movimento andando, correndo ou dançando. É, menos ainda, uma vitrine de marcas e logotipos. Instrumento de comunicação do homem no mundo, o corpo é possibilidade de invenção permanente de novas finalidades e a disposição para vivê-las”.
Maria Helena Imbassaí“.

* libido: nome que se dá em psicanálise ao instinto sexual, no sentido amplo de instinto vital, de energia psíquica, tendente à perpetuação da vida.
Fonte: Novíssimo Dicionário Português Urupês - Aires da M. M. Filho - pg.: 669.

1 comentário:

  1. Ola querida amiga blogueira!

    Convido voce para conhecer o meu espaco: http://diariodefrida.blogspot.com/ . Neste espaco falarei de assuntos pertinentes a vida de mulher: RA inclusive, mas uma visao critica de toda a influencia as quais estamos submetidas. Tambem estarei focando a importancia de nos cuidarmos de toda a triade: cabeca, corpo e alma!!! Venha me conhecer!!! Meu codinome e Frida, pois sou fa da Frida Kahlo, um exemplo de mulher guerreira e afinal, e o que somos!!!
    Estou propondo um blog diferente o qual me satisfaz dia a dia pensar na analise do dia. Ja tive outros blogs, mas este e uma proposta diferente!!!
    Bjs e muita sorte na caminhada!!!
    Frida
    http://diariodefrida.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Bem vindos são aqueles que vierem por bem!


Para Rir

Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo.