2008-06-23

Dúvidas sobre as calorias dos alimentos?

As calorias são muitas vezes o assunto de conversas, no escritório, em casa ou nos momentos de lazer. Muitos sentem um verdadeiro calafrio ao escutar a pergunta: "Quantas calorias têm?" Mas afinal, qual é a origem das calorias?

Caloria é a unidade de energia. Todos os alimentos fornecem energia, que é fundamental para o desempenho das atividades físicas e para o metabolismo. A unidade padrão de medida utilizada para determinar energia é a caloria; esta equivale a quantidade de energia térmica necessária para elevar a temperatura de 1 ml de água, numa temperatura padrão inicial, de 1º C. Em termos práticos, caloria é a energia originada do alimento, que é utilizada em diversas funções do organismo como caminhar, correr, pensar e manter os órgãos funcionando; enfim, para continuarmos vivos.

Quando se trata de metabolismo de alimentos, a quantidade de energia envolvida é bastante elevada, sendo necessária a utilização da quilocaloria, equivalente a 1000 calorias. Você deve estar se perguntando, então, porque todos mencionam que um alimento tem "tantas calorias" e não "tantas quilocalorias", não é? A resposta é simples: praticidade e convenção popular. Dessa maneira, você não deve considerar errada a denominação "caloria" no seu dia-a-dia.

Qual a origem das calorias?

Todos os macronutrientes (carboidrato, gordura e proteína) podem estar presentes em um determinado alimento, mas suas quantidades variam, costuma-se classificar o alimento como sendo do grupo do macronutriente de maior quantidade. Para exemplificar, a batata é considerada como um alimento fonte de carboidrato, porque este é o macronutriente mais encontrado em sua composição: cada 100 g de batata cozida contêm 20 g de carboidrato, 1,9 g de proteína e 0,1 g de gordura.

Como ocorre a eliminação de peso?

Planos alimentares que visam a eliminação de peso após um período determinado são elaborados através de um déficit de calorias em relação à necessidade energética do indivíduo. Assim, para conseguir eliminar peso, a pessoa terá que consumir um valor menor de calorias em relação a sua necessidade. O cálculo da necessidade de energia a ser consumida diariamente, é feito de acordo com as características do indivíduo; assim, é fundamental que se saiba idade, sexo, peso, estatura e nível de atividade física.

Quantas calorias têm?

A partir de agora, antes de questionar quantas calorias há em um alimento, lembre-se de que os macronutrientes têm funções específicas no organismo e são essenciais para que você continue esbanjando saúde.

2 comentários:

  1. Oi Elisa,
    Vim te desejar uma óptima semana e te parabenizar pelo artigo!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá, óptimo artigo, basta vir ao teu blog e ficologo a saber mais sobre temas que tanto me interessam.Beijocas e boa semana

    ResponderEliminar

Bem vindos são aqueles que vierem por bem!


Para Rir

Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo.