2008-06-02

CHÁ BRANCO

O assunto do momento é chá branco, propriedades nutricionais valiosas, possíveis benefícios relacionados ao emagrecimento, essas são as qualidades predominantes deste chá, mas será que realmente ele é tão eficaz? Vamos conhecer um pouco mais sobre este assunto.

O chá branco é obtido pela planta Camellia sinensis, a mesma que origina o chá verde, preto e oolong. A diferença entre eles se dá pela forma como são colhidas e processadas as folhas da planta. De origem chinesa, o chá branco é obtido com folhas mais jovens, brotos e flores. Estas características fazem com que ele tenha um sabor mais agradável, bem menos amargo que o chá verde.

Pelo fato de passar por menos processos, o chá branco conserva melhor suas propriedades e assim tem uma quantidade maior de antioxidantes (polifenóis,

bioflavonóides e catequinas) e outros nutrientes, do que outros tipos de chás desta mesma planta.

Estas substâncias antioxidantes citadas, de acordo com pesquisas realizadas, colaboram em retardar o processo de envelhecimento, pois combatem a ação dos radicais livres, diminuem o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares, ajudam a regular os níveis de colesterol na corrente sanguínea, além de atuar na prevenção do câncer. Além destas propriedades, na composição do chá branco há vitaminas e minerais.

“Como nutricionista, analiso o chá branco como uma bebida com muitas propriedades saudáveis e por isso pode sim fazer parte do seu consumo diário. Porém, não deve substituir nenhuma bebida ou alimento e também, a moderação é imprescindível”

Por ser uma bebida com efeito termogênico, se consumida em grandes quantidades por dia, aumenta a temperatura corporal e dessa forma acelera o metabolismo e favorece a redução de peso. Também, devido a quantidade do líquido ingerido, faz com que as pessoas urinem bastante e colabora com a não retenção de líquidos.


Porém, é importante ficar atento que, com esse aumento na quantidade, também há um aumento no consumo de cafeína, já que esta substância está presente nos chás. Quando consumida em quantidade moderada também é uma substância com propriedades interessantes a saúde, mas se consumida em excesso é prejudical. Um dos possíveis efeitos negativos é a insônia, por isso, evite beber o chá branco ou mesmo o verde, preto, antes de dormir.

Evite também ingerir a bebida junto com as refeições, pois pode haver uma interação negativa da cafeína com outros nutrientes dos alimentos, como o ferro, vitamina C, prejudicando na absorção.

Algo muito importante a ser comentado é sobre substituir o consumo de todos os líquidos, inclusive os saudáveis, pelo chá branco, isso não é legal para sua saúde. Não deixe de beber água, suco de fruta natural, água de côco.

O custo do chá branco é bem maior que os demais tipos de chá, isso se dá pelo fato de serem utilizadas somente as flores e brotos da planta, colhendo assim uma quantidade menor, além de sua colheita ser apenas em dois dias do ano.

Prefira as folhas desidratadas, em vez dos saquinhos industrializados, assim, o sabor do chá branco se mantém, além de ser mais natural.

Como nutricionista, analiso o chá branco como uma bebida com muitas propriedades saudáveis e por isso pode sim fazer parte do seu consumo diário. Porém, não deve substituir nenhuma bebida ou alimento e também, a moderação é imprescindível.

Para os que desejam eliminar peso, adotem hábitos saudáveis em sua vida, aprendam a comer na quantidade adequada e de forma balanceada, pratiquem exercícios físicos e assim conseguirão o que almejam. O chá branco pode dar uma “forcinha” neste propósito, e não apenas sozinho resolver todos os seus problemas com a balança, certo?

Data de publicação: 21/04/2008


Coluna assinada por:
Roberta dos Santos Silva

Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet,
formada pela Universidade Católica de Santos
CRN-3 14.113

2 comentários:

  1. Olá linda, pois realmente o chá branco , vence de longo o chá verde :)

    Maravilha :)

    Bjo

    ResponderEliminar
  2. tantas informaçoes que venho cá buscar!!!!

    Já tinha ouvido falar desse chá, e agora tenho motivo para o consumir, já que não consigo beber o verde...
    beijinhos

    ResponderEliminar

Bem vindos são aqueles que vierem por bem!


Para Rir

Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo.