2008-05-26

Sobre o Chocolate

Caroline Bergerot é nutricionista clínica, autora de 23 livros sobre vegetarianismo e Directora de Saúde Nutricional da OSCIP Oca Brasil, onde desenvolve o Programa de Assistência Nutricional e Alimentar.
A nutricionista partilhou com o Centro Vegetariano a sua opinião sobre o consumo de chocolate.

Quais os benefícios do chocolate
Quando falamos em CHOCOLATE, estamos nos referindo à uma composição onde entram (dependendo da marca, tipo) diversos e variados ingredientes. Não podemos falar do benefício do chocolate, afinal de contas quantos tipos de chocolate existem?!? O que podemos, é falar das propriedades do cacau pois este contém diversos componentes benéficos à saúde e que podem ser de grande ajuda contra algumas doenças, inclusive o câncer. O que o torna não "mal falado" é pelo fato de entrar na composição dos tradicionais tipos disponíveis, uma quantidade grande de gordura (manteiga de cacau, leite integral, etc) e açúcares. Normalmente as marcas mais baratas utilizam gordura vegetal hidrogenada (gordura trans) em lugar da manteiga do cacau... daí o estrago ser ainda maior... portanto, nestes casos o chocolate (e não o cacau) passa a ser, de uma certa forma, um vilão, afinal, ele poderá elevar o colesterol pois contém gordura saturada e gordura de origem animal (quando incluído na composição leite ou ovos), além de aumentar muito o aporte calórico da ingestão diária. O resultado é o aumento de acumulo de energia (se você não a utilizar através de exercícios), aumento do colesterol, e ganho de peso (massa gorda).

Devemos então nos privar de chocolate?
Sim e não. O discernimento é a chave para muitas situações e decisões na nossa vida e a alimentação é uma delas. Existem chocolates e chocolates assim como há o comer e o comer.

Para quem eles são proibidos?
O chocolate em forma de barra, comercializado, deve ser comido com moderação, por todos, por crianças, adolescentes, adultos, idosos e até por atletas. O excesso de gordura e açúcar contido nas composições não é que não fazem bem, fazem mal. São calóricos, com poucas propriedades nutricionais, impedem a absorção de nutrientes e, muitas vezes, para compensarmos diminuímos o consumo de outros alimentos saudáveis para consumi-lo... (quem nunca se "castigou" deixando de jantar por que devorou uma barra enorme de chocolate?). Estas substituições por conta da gula (sim, é feio falar mas é gula), acabará por prejudicar o funcionamento do organismo podendo trazer como consequência dores de cabeças, mal estar no fígado, falta de energia afinal, por ser carboidrato simples, o açúcar vai imediatamente para o sangue dando uma energia rápida e curta, ao contrario de carboidratos vindo de cereais e vegetais.
Diabéticos devem procurar marcas sem a adição de açúcar, mas ficar de olho pois eles não deixam de conter gorduras e calorias, o que pode trazer um aumento de peso... nada indicado para diabéticos.
As versões lights, além de não tão saborosas, costumam ser confundidas como "este você pode comer mais", portanto, é melhor pouco de um normal que muito do light. Minha dica é que as pessoas aprendam a ler o que estão comprando e o que estão ingerindo pois hoje é muito comum sermos "enganados" por letras miúdas que nos vencem pela falta de paciência.
Para crianças, o ideal é começar uma reeducação (na realidade quem deve se reeducar são os pais) alimentar apresentando versões saudáveis de pratos saborosos.

Quanto comer por dia?
As marcas mais saudáveis são aquelas que contêm uma quantidade maior de cacau e menor de açúcares e gorduras... são mais caros e nem sempre são os que as pessoas mais apreciam.
Na realidade cada pessoa tem um gasto individual de energia (calorias) que é soma do gasto metabólico (o quanto seu organismo usa de energia para funcionar todos seus órgãos), mais o gasto em suas atividades diárias (andar, correr, ler, estudar, trabalhar, atividades físicas) e a alimentação entra como combustível para tudo isso, carregada de nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo físico. Substituir chocolate por refeições é um erro, mas chamamos de refeição não somente o almoço e o jantar, mas as refeições dos intervalos também. O ideal é que sejam feitas 6 refeições por dia, onde as calorias e os nutrientes estarão distribuídos de forma adequada (isso um nutricionista deve orientar individualmente cada um), e o chocolate PODE ENTRAR sim, mas de forma consciente.
Se você aprecia uma determinada marca, no lugar de comprar a maior barra que encontrar, compre a menor. Se organize. Escolha os horários melhores, por exemplo após as refeições, nunca antes, pois dessa forma você não estará mais com fome não conseguira comer muito.
Seus filhos adoram chocolate? Experimente receitas saudáveis, onde além dos benefícios do cacau você fornecera proteínas, fibras e cálcio, tente sempre substituir o açúcar branco por açúcar mascavado pois este contem altos teores de ferro e cálcio.
O chocolate? Procure o CACAU PURO, sem leite, açúcar e conservantes. A receita ficará mais saborosa e mais saudável.
Quando fizer bolos e sobremesas, evite os ovos, leite de vaca, açúcar branco e farinha branca e para enriquecer uma receita, sempre que possível é saudável adicionar gérmen de trigo, fibra de trigo ou soja, açúcar mascavado, melaço de cana e leite de soja.

Em 100g de cacau temos:
365,10 calorias
18g de hidratos de carbono
21g de proteínas
23,24g de gordura
92g de cálcio
455 mg de fósforo
2,70 mg de ferro

1 comentário:

  1. Oi querida Elisa! Este post sobre o chocolate é muito elucidativo! Sinceramente, pelo minha experiecia, deixei de comer, ou melhor, estou a tentar pk sou viciada e comendo um pc, tenho de comer mais!Beijos

    ResponderEliminar

Bem vindos são aqueles que vierem por bem!


Para Rir

Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo.