2008-12-16

Equinácia - Voltei a Tomar :))


O consumo da equinácia, uma popular planta medicinal, pode reduzir significamente as probabilidades de desenvolver constipações.

Um estudo publicado na revista The Lancet Infectious Diseases revelou as propriedades medicinais da planta equinácia e dos seus componentes, afirmando que o seu consumo reduz as probabilidades de contrair constipações em cerca de 58%. O mesmo estudo refere ainda que a duração destas constipações seria reduzido para até quatro dias, em contraste com os habituais sete dias que costuma, por média, durar.

Cientistas referem o modo como actua no aumento das defesas do sistema imunitário como explicação da sua teoria.

Poderes medicinais da equinácia

A equinácia é uma das plantas medicinais mais populares nos Estados Unidos, sendo utilizada na prevenção e cura das constipações vulgares, gripes e outras infecções. As suas propriedades fazem desta planta uma das mais estudadas e seguras de se usar, não só no capítulo das imunoestimulantes, como na medicina em geral. O seu efeito mais importante é a estimulação da fagocitose, o fenómeno responsável pela detecção, englobamento e eliminação de organismos invasores do nosso corpo, efectuado pelos glóbulos brancos e pelos linfócitos em geral. Diversos testes efectuados “in vitro” efectuados por cientistas demonstram mesmo um aumento da fagocitose na ordem dos 20% a 40% quando se utilizavam extractos desta planta.

A equinácia provoca um aumento no número das células imunitárias, aumentando o poder de resposta do nosso sistema imunitário a qualquer infecção ou factor tóxico, ao mesmo tempo que actua no aumento da produção do interferon, uma proteína produzida pelas células do organismo para defendê-lo de vírus, assim como pela inibição de algumas enzimas, como a hialuronidase, que facilita a entrada das bactérias no nosso organismo.

pedro.santos@farmacia.com.pt
http://www.farmacia.com.pt

4 comentários:

  1. Olá Elisa ;)

    Nunca experimentei equinácia, aliás nem nc tinha ouvido falar dela. Como é que a tomas?

    Beijos e boa noite*****

    ResponderEliminar
  2. Lisokita,
    Por acaso já conhecia as propriedades da equinácea.
    Cheguei a tomar.
    Eu sempre que posso usar as plantas para os meus achaques, uso, evito ao máximo tomar químicos!
    Amiga ando aflita com tempo, e com uma montanha de manualidades para fazer que não são para ter lucro, infelizmente lol, mas que tenho que as fazer....Há dias que 24 horas não chegam!!
    Beijos no coraçãooo

    ResponderEliminar
  3. Oi minha linda, passei para dar um olá... Nunca tinha ouvido falar desse remedinho... vou ver se aqui no Brasil tem outro nome...

    ResponderEliminar
  4. As propriedades da Equinácia (Echinacea), estão mais que comprovadas e se intercalarmos com o Propolis não há resfriado que chegue perto.
    ADOREI falar contigo, um Santo Natal e TUDO de melhor para 2009.
    bjs
    Márcia

    ResponderEliminar

Bem vindos são aqueles que vierem por bem!

Para Rir

Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo.