
Já se foi o tempo de que fazer ginástica em casa era apenas repetir os exercícios da telinha. Hoje em dia dá para praticar esportes com a ajuda do videogame, o Wii, da Nintendo.
O Wii Fit Balance Board parece uma balança digital. Nada mais é do que uma plataforma de equilíbrio que avalia os movimentos de quem faz em cima dela. Com esse simples aparelhinho, você pratica 40 atividades, divididas em quatro categorias: Força (Strength Training), Aeróbica (Aerobics), Yoga e Equilíbrio (Balance Games). Os cenários fazem você se sentir em uma aula de verdade. Na yoga, parede azul, música zen e uma voz calminha de fundo. Step e corrida têm um cenário com cores vibrantes e músicas animadas.
E ainda vem com uma personal trainer virtual, que ajuda a calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea), percentual de gordura e um plano de condicionamento físico, com a ajuda de um calendário. A informação fica armazenada na memória do Wii, e pode ser recalculada sempre que o usuário solicitar. Dependendo da sua forma física, o formato do Mii (boneco virtual) pode ficar gordo, magro e até mudar a postura.
Dá para sentir a delícia de esquiar na neve. Os dispositivos registram tudo que a pessoa faz, como abaixar o corpo ou saltar para driblar os obstáculos virtuais. Na tela sempre permanece uma bolinha vermelha trepidando no mesmo ritmo do jogador. Isso ajuda na correção da postura, pois indica o seu centro de gravidade.
Já na corrida, o controle remoto Wii fica no bolso do jogador. Os movimentos de impacto são detectados pelo aparelho simulando uma corrida de verdade. Só não vale balançar o controle para cima e para baixo - indicando que o jogador está em atividade - e ficar sentada.
Pois é, o game ainda está longe de substituir um profissional, e nem é a intenção dele. Apesar de ser eficiente na Yoga, por exemplo, pois indica como deve ser a estabilidade do corpo e respiração, a personal trainer Juliana Carla Lopes afirma que a aula é puxada para os iniciantes.
“Ele não é divido em níveis (iniciante, médio, avançado). Os exercícios são mesclados. Se a pessoa não tem uma boa consciência corporal não consegue fazer os mais complexos. Mas os comentários que o instrutor faz são pertinentes”, explica.
Para a personal, o aparelho não substitui o trabalho de uma pessoa, pois não avalia de forma global quais são as condições do aluno, entre elas, freqüência cardíaca e condicionamento físico. “Mas já é um bom começo para quem não costuma praticar atividades físicas”, acrescenta.
Por Juliana Lopes
Oi Elisa! Eu gostava mt de comprar mas agora não tenho dinheiro! Mas de certeza que será uma das futuras compras! Adoro o teu blogue, tens artigosmm fixes!Adorei o do spin pk faço duas vezes por semana e é do melhor!Bijos e boa semana!
ResponderEliminarOi querida, que se passa com o teu blog???
ResponderEliminarbeijos mil
p.s. ve o outro blog ta la um video de como eu era antes :D
Oi lindona,
ResponderEliminarEu estou amando a Wii Fit, hoje fiz uma hora de exercícios. O máximo!!!
Beijos e boa semana.