Verão, calor, férias, época de aproveitar manhãs e tardes com tudo e passar o dia inteiro ao sol, certo? ERRADO! Sabemos que a tentação é grande, mas para o bem da sua saúde, é preciso evitar o astro-rei, principalmente nesta época em que os raios solares estão tão potentes.
- O sol emite os raios ultra-violeta que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo câncer de pele – alerta a dermatologista Leandra Metsavaht – É imprescindível o uso de protetores solares, chapéu, óculos, roupas adequadas e evitar o sol das 10 às 16 horas – avisa ela, lembrando que contrariar estes mandamentos pode gerar até sérias queimaduras.
A aplicação do filtro solar requer um pequeno trabalho, mas que vale muito a pena.
- A maneira correta de se aplicar o filtro solar é meia-hora antes de se expor ao sol, uma camada generosa, da cabeça aos pés, literalmente, e repetir de duas em duas horas. Mesmo em dias nublados e mesmo no horário antes das 10 ou após as 16 horas – ensina Leandra.
Partes especiais não podem ser esquecidas
A dermatologista explica que, como são muitos os tipos de filtros solares no mercado, é preciso escolher o ideal para cada tipo de pele. As oleosas e mistas pedem filtro em gel, as sensíveis devem evitar produtos com álcool ou substâncias irritantes, e para as secas, o filtro deve também ter hidratante.
- O FPS tem que ser no mínimo 15. Para as áreas com pêlos, e a dica vale para os homens, o melhor é o produto em spray.
Também é preciso cuidar de áreas especiais como ao redor dos olhos, com filtros para regiões específicas, e dos cabelos, com cremes capilares com protetor solar. Afinal, o couro cabeludo também queima! Os lábios, que não podem ser esquecidos, ficam protegidos com filtro em bastão.
E aquela mania de passar um filtro de fator alto no rosto e menor no corpo, vale?
- Só se a pessoa raciocina que prefere ter câncer de pele ou envelhecimento precoce no corpo, mas não no rosto. Logicamente isto não faz sentido! Mas infelizmente nossa população tem essa cultura do bronzeado muito presente e acabam deixando de cuidar do corpo – conta ela.
Se você abusou...
Suponhamos que você não tenha lido nossas dicas a tempo, ou pior, leu mas esqueceu de se proteger e voltou da praia ou da piscina vermelha feito um camarão... O que fazer?
- A vermelhidão intensa é como uma queimadura de primeiro grau. Deve-se procurar um médico, de preferência um dermatologista credenciado à SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), que pode ser pesquisado no site www.sbd.org.br. Para melhorar o quadro, podem ser receitados antiinflamatórios não hormonais via oral, corticóide tópico e loções hidratantes calmantes. Nunca esquecer de beber muita água, porque geralmente este quadro é acompanhado de desidratação – aconselha Leandra.
Esperamos que você não precise aplicar esta última dica! E aproveite o sol com parcimônia, sua pele agradece.
Olá, tudo bem?
ResponderEliminarConfesso que amo o sol e devo me cuidar mais...
bjusssssssss
Amigaaaaa!!!!!
ResponderEliminarEstou de volta! Espero que desta seja para durar!
Adoro-te amiga linda!!!!!
;)*****************