2008-04-26

Entrevista com a A nutricionista Connie Peraglie Guttersen, autora do livro "A Dieta de Sonoma"

Entrevista com a autora

Na entrevista a seguir, a nutricionista Connie Peraglie Guttersen, autora do livro, fala mais sobre a Dieta de Sonoma e explica a importância dos alimentos poderosos, do vinho e dos exercícios na perda de peso e manutenção da boa forma.

1) Você descreve a Dieta de Sonoma como uma combinação do velho e do novo mundo – o Mediterrâneo e a Sonoma. Como se dá essa combinação?

CONNIE - A medicina moderna está retornando às antigas sabedorias de tradicionais dietas como a do Mediterrâneo, da Ásia, e da América Latina, que previnem obesidade, inflamações, problemas do coração, diabetes e alguns tipos de câncer, além de aumentarem a longevidade. A Dieta de Sonoma defende a filosofia de apreciar com calma as refeições, sempre com um copo de vinho. O programa opta pelo mínimo consumo de alimentos industrializados e refinados, e se baseia em grãos integrais, verduras frescas, frutas, peixes, carne magra e gorduras saudáveis como amêndoas, nozes, abacate e azeite de oliva. Além de uma mudança de estilo de vida para ganhar saúde, a Dieta de Sonoma é um plano para perda de peso que conta com pratos deliciosos. A forma como você come é um dos componentes mais importantes para a Dieta de Sonoma. É importante ter prazer, estar relaxado e comer atentamente.

2) Como se controlam as porções na Dieta de Sonoma?

CONNIE - Não é preciso ficar contando o número de calorias ingeridas porque usamos o prato como referência de medida das porções. Essa é uma forma fácil de manter as calorias dentro do limite estipulado e de combinar alimentos que levam a perder peso e a melhorar a saúde. Usar o prato como medida é simples: divida-o em 50% de vegetais, 30% de carne magra ou laticínios e 20% de graõs. Outra opção é dividir o prato em quatro com porções iguais de carne magra, vegetais, grãos e a fruta de sobremesa.

3) O que diferencia a Dieta de Sonoma das outras dietas que estão no mercado?

CONNIE - Com tantas dietas à disposição, as pessoas acabam emendando uma na outra. Mas essa é diferente. É uma forma de comer que se torna um estilo de vida, portanto não há como deixar de fazer a dieta. Nos meus 20 anos como nutricionista e em 10 anos dando aulas sobre comida saudável para os chefes do Instituto Americano de Culinária, aprendi que não importa o quanto um determinado alimento é saudável, se ele não tem um gosto bom, ninguém irá comer. Então, a grande diferença é o sabor. Na Dieta de Sonoma não há pontos nem cálculos obsessivos, e desde o primeiro dia você poderá comer pães integrais, arroz selvagem, integral e aveia. Além disso as receitas são fáceis e rápidas de preparar.

4) Qual a importância do vinho na dieta?

CONNIE - Estudos descobriram que mulheres que bebem vinho com moderação são mais saudáveis e mais magras. A literatura científica provou que um copo de vinho todos os dias pode aumentar a longevidade, produzindo nutrientes que protegem o organismo, reduzindo o risco de doenças cardíacas, diabetes, câncer e Alzheimer.

5) Você é uma grande incentivadora dos “alimentos poderosos”. O que é um alimento poderoso?

CONNIE - Alimentos poderosos são aqueles supersaudáveis que contêm uma infinidade de nutrientes que protegem o organismo, como antioxidantes, fibras e gorduras boas. Os nove mais são gorduras benéficas ao coração (azeite de oliva, nozes e amêndoas), alimentos ricos em antioxidantes (morangos e uvas), alimentos ricos em nutrientes (tomate, pimentão, espinafre e brócolis) e grãos integrais

6) Qual o papel dos exercícios físicos na dieta?

CONNIE - O exercício é muito importante porque fornece energia, melhora o sono (que reduz o estresse e os níveis dos hormônios que controlam o peso) e fortalece os ossos e o sistema metabólico como um todo. Caminhar, nadar, escalar e dançar são algumas opções que ajudam muito na eficácia da dieta. A Dieta de Sonoma produz um equilíbrio ideal entre alimentos que dão combustível para os exercícios e previnem a queda do metabolismo, sintoma comum de quem faz uma infinidade de dietas. Os carboidratos dos grãos, feijões, verduras e legumes são fundamentais para quem pratica atividade física. Qualquer dieta que elimine esses nutrientes provoca um sério problema de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem vindos são aqueles que vierem por bem!


Para Rir

Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo.