A Dieta de Sonoma
Já imaginou emagrecer e manter a forma com o mesmo programa alimentar que Jennifer Aniston, Oprah Winfrey e Daryl Hannah seguiram; sem ter que contar calorias, pontos ou medir porções? Essa é a proposta da nutricionista americana Connie Peraglie Guttersen, autora do livro “A dieta de Sonoma” (Editora Sextante – R$ 29,90), que vendeu mais de 700 mil exemplares nos Estados Unidos desde dezembro de 2005, quando foi lançado.
Sonoma é uma ensolarada região vinícola da Califórnia, onde o clima é bastante semelhante ao Mediterrâneo europeu – daí os princípios dessa alimentação basearem-se na dieta do mediterrâneo, tida como uma das mais saudáveis do mundo. Frutas e hortaliças frescas, carnes magras, peixes, azeite de oliva e até um bom vinho fazem parte da dieta, que preocupa-se em fazer das refeições um prazer, e não um martírio.
- Acredito que a falta de alimentos saborosos é o que impede o sucesso de uma dieta a longo prazo – afirma Connie ao apresentar o livro, que alcançou o topo da lista dos mais vendidos do “New York Times”.
Dieta em três fases
Algumas comidas que já foram consideradas vilãs da boa forma, como abacate, estão no plano alimentar, que não restringe carboidratos (mas estes devem ser integrais) ou gorduras. E há uma lista dos nove “alimentos poderosos” – ricos em nutrientes que garantem proteção contra problemas cardíacos e outras doenças – que não podem faltar à mesa: amêndoa e outras nozes, azeite de oliva, brócolis, espinafre, grãos integrais, morango, pimentão, tomate e uva.
A dieta de Sonoma se dá em três fases. Na fase 1, é preciso fazer um pouco de sacrifício durante 10 dias e deixar de lado pães e massas brancas, açúcares refinados, doces, manteiga, maionese, leite integral e frutas. As refeições são compostas por grãos integrais, proteínas magras, ovos, azeite e abacate. A fase 2 deve ser seguida até alcançar o peso desejado. Nela, as frutas e fibras são importantes componentes do cardápio. As porções aumentam e o vinho passa a fazer parte das refeições. E a fase 3 se inicia a partir do momento em que você atinge o peso desejado. É uma etapa de manutenção na qual você pode comer o que quiser, é claro, respeitando o bom senso e levando em consideração tudo o que foi aprendido sobre alimentação saudável nas fases anteriores.
Para emagrecer a manter a forma, não importa qual seja o programa, é necessário ter disciplina e dedicação. Ainda não inventaram um modo de emagrecer à base de chocolate, batata frita ou sorvete, mas seguir uma proposta alimentar saudável como esta acaba fazendo com que você perca o apetite pelas guloseimas - e aprenda a se deliciar com elas nas horas e porções certas.
Mas quem disse que eu não estava interessada em bikinis brasileiros? O meu problema é so 1, tenho de comprar a parte de baixo 2 tamanhos abaixo da de cima... Tipo S / L :(
ResponderEliminarConcordo inteiramente com o último paragrafo Fenomenal e certissímo :)
ResponderEliminarDisciplina e dedicação para seguir uma proposta alimentar saudavél :)
Bjo:)