2009-08-05

30 anos Ansiedade engorda - Revista Boa Forma


Nesta década, o metabolismo começa a tirar o pé do acelerador (estima-se que, a partir daqui, o ritmo diminui naturalmente 4% a cada década). O corpo também passa a perder massa magra graduadamente (cerca de 1% por ano), o que diminui ainda mais a velocidade do metabolismo. Conclusão: emagrecer não é tão fácil quanto aos 20 anos. Para completar, a ansiedade e o stress provocados pelas cobranças profissionais fazem com que o organismo produza menos serotonina. A carência desse neurotransmissor, capaz de aumentar a saciedade e o bem-estar, faz você comer mais, especialmente doce.

Veja o que Heloísa e Marcella recomendam colocar no prato para virar esse jogo.

• Atum, camarão, castanha-do-pará: ricos em selênio, eles minimizam a perda de músculos (massa magra), importantes para manter o metabolismo acelerado e facilitar a queima de calorias. O selênio ainda preserva a integridade das células, mantendo a pele lisinha.

• Quinoa e cogumelo: os dois têm proteína de alto valor biológico e, por isso, são boas opções para manter os músculos. A quinoa também tem carboidrato de baixo índice glicêmico. Ou seja, leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue, mantendo a produção de insulina sob controle. Em excesso, esse hormônio resulta em gordurinhas extras.

• Batata, beringela, peito de peru, tomate: são alimentos com substâncias que participam da produção de serotonina. Com isso, você evita o ciclo vicioso ansiedade, menos serotonina, mais compulsão a doce.

• Chá verde, branco e vermelho: ricos em antioxidantes, ajudam a desintoxicar, desinchar e acelerar o metabolismo. Além disso, são grandes aliados contra as ruguinhas precoces.

2 comentários:

  1. A mim a ansiedade e o stress sempre me fizeram procurar conforto na comida. Poucas vezes consegui resistir. Está errado, mas cada caso é um caso. Conheço pessoas que conseguem facilmente separar as coisas e outras até que não conseguem comer quando estão assim.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Comer, comer e comer mais.E quanto mais come... mais quer comer. Dia a dia as roupas deixam de servir, as saias apertadas, as calças que não fecham, os comentários que ferem e nada ajudam... só aumentam a ansiedade, e a vontade de comer! Aí, o ciclo se repete, culpa, problemas no organismo, falta de vontade de sair. Estou passando por tudo isso, engordei 12 kilos do começo do ano até agora. Iniciei um tratamento com psquiatra esta semana, estou fazendo uso de medicação específica, e estou conseguindo controlar essa ansiedade. Mas temo que, ao parar o tratamento, isso comece tudo de novo...

    ResponderEliminar

Bem vindos são aqueles que vierem por bem!


Para Rir

Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo.