2009-02-06

Corpo em dia depois do parto

Aproveite a fase de amamentação para perder os quilinhos que restaram: com esta dieta nutritiva, você não passa fome e garante uma saúde de ferro para o seu filho!

por Patricia Boccia

O bebê nasceu saudável, está tudo bem, felicidade total. Mas você olha no espelho e parece que ainda está grávida de uns cinco meses. Calma, é normal. Seu útero, que tinha o tamanho de uma pera antes da gravidez, chegou ao de uma melancia antes do parto e, agora, ainda tem o tamanho de um melão. Sem contar o inchaço por causa da revolução hormonal pela qual seu organismo está passando. Por outro lado, sempre sobram, sim, uns quilos extras. A primeira medida para vencer a guerra contra a barriga é amamentar: quando a mulher dá de mamar, produz o hormônio ocitocina, que provoca a contração do útero e estimula o retorno ao tamanho normal. Sem falar que o aleitamento consome cerca de 700 calorias por dia, o mesmo que uma hora de corrida. É aí que entra a segunda medida: seguir um cardápio saudável para estimular a produção de leite e perder o peso que está sobrando. Então, nada de se atirar de cabeça na canjica. “O importante para a mulher que está amamentando é consumir nutrientes necessários para a saúde sem adicionar calorias na dieta”, diz a nutricionista Gabriella Guerrero Pereira, da Nutriessencial Consultoria Nutricional, em São Paulo. Nessa fase, o ideal é consumir cerca de 1900 calorias por dia. A nutricionista Catarina Stocco, da Dietclin, Clínica de Nutrição e Saúde, em Curitiba, complementa: “Depois do primeiro mês do parto, é esperada uma perda de peso gradual de 1 quilo por mês, se não houver exageros”. Os alimentos indispensáveis no cardápio da mãe passam longe da lista dos ingredientes engordativos. Nesse período, os nutrientes essenciais são:

Proteína: é a base para a produção de leite e deve ser consumida no almoço e no jantar. Opte por peixes, aves, carnes magras, ovo, ervilha, feijão e lentilha.

Ômega 3: importante para o desenvolvimento mental e visual do bebê. Inclua salmão, atum, sardinha e linhaça.

Vitamina B6: ajuda na absorção adequada das proteínas. Presente nos cereais integrais, verduras verdes-escuras (rúcula agrião, couve, espinafre), batata e banana.

Cálcio: fortalece os ossos e dentes e promove o bom funcionamento dos nervos e músculos. Consuma iogurte e leite desnatados, ricota, cottage, vegetais verdes-escuros, semente de girassol e gergelim cru.

Vitamina C: aumenta as defesas contra infecções. Abuse das frutas e legumes.

Revista Boa Forma :))

10 comentários:

  1. Montes de dicas para as mamãs que bom.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. :)
    Essas dicas vêm mesmo a calhar..um beijinho

    ResponderEliminar
  3. durante a minha amamentação eu aumentei de peso..snif....comi demais e nem tinha ouvido falar de R.A. bom final de semana. Te adoro...beijos

    ResponderEliminar
  4. Quando eu tiver um bebé, já sei :)

    Obrigada e bjs

    ResponderEliminar
  5. Oi amiga, sobre o comentário que deixou em meu blog, o ideal é fazer o diário alimentar novamente, e poder rever aonde está errando. Uma nutricionista poderá ajudá-la com certeza nesse processo,mas se come por outras questões, é importante procurar uma psicóloga.
    Veja se está variando os alimentos,comidas repetitivas não auxiliam nesse processo e dá crises de compulsão, veja como anda os exercícios físicos, a agua, frutas e legumes. Reveja seu diário, e faça um cardápio para sua semana, assim não fugirá do que se programou. Beijocas boa sorte

    ResponderEliminar
  6. Oi!
    Tenho vontade de ser mãe sabe!MAs em breve!
    bjussssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  7. Bom, só fiquei pele e osso qd amamentei... depois...... xiiiiiiiiiii nem queira saber...
    Beijão!!!

    ResponderEliminar
  8. Viv a!
    Não tenho comentado, nem (confesso) lido os teus posts ultimamente pois, nesta alrtura do meu campeonato, o que eu não quero é uma bgravidez... dêem-me paz e descanso, que já produzi o que tinha a produzir.
    Agora, que o meu "rebento" já é um homem de 19 anos e está criado, quero voltar a gozar a vida com o meu homem quando, como e às horas que me apetecer, sem biberons, choros nocturnos, febres, viroses, e outras ccoiss da mesma espécie!

    Como não posso vir aqui oferecê-lo, venho tb avisar que deixei um selo para ti lá no meu cantinho.
    É oferecido, com amizade. Apesar de te acompanhar há pouco tempo, senti empatia com a tua escrita e, portanto ctg tb.
    O texto que acompanha o selo é um pouco "fateloso" mas a oferta que te faço com gosto e amizade, é sincera.
    Nada se compara a uma mulher que sem papas na língua, mas com bom senso! Certo?

    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. PS: desculpa os erros da msg anterior... foi escrita à pressa e enviada sem a ler antes de o fazer!

    ResponderEliminar
  10. Bem, os erros não param! Sorry!
    Fizeste bem em dizer, senão eu nem dava pelo erro, mas já corrigi a "Associação de Estudantes"!
    eheheheh
    ****

    ResponderEliminar

Bem vindos são aqueles que vierem por bem!


Para Rir

Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo.