2009-01-05

Pro Ana e Pro Mia - Sabem o que é?



Vi o artigo que a Pri em Forma escreveu no Sábado e fui investigar sobre o assunto.

Pro Ana - igual a favor da anorexia
Pro Mia - igual a favor da bulimia

Existem dezenas para não falar mais de sites sobre o assunto, blogues de adolescentes ... que sinceramente gostava de compreender ... mas não consigo ... uma coisa é querer ser magra e ter o peso ideal ... outra coisa é querer ser pele e osso e acharem-se as pessoas mais lindas do mundo ... cheguei a ler até que beleza interior é uma piada ...
Vou publicar uma carta que vi num dos blogues e um site aonde podem ver o assunto ... mas apenas como chamada de consciência e não para o seguirem ... ok?
Por favor não se matem ... pelo estereótipo da falsa beleza ... Enfim ... fiquei mesmo tocada com o assunto ...

texto:

O anjo...
Saí do meu trabalho sexta feira e não pensei em nada a não ser correr para o hospital, minha melhor amiga estava em estado critico, devido a anorexia nervosa.
Abri a porta do quarto onde ela estava, levei um susto, estava tão magra q eu podia ver seus ossos, seus cabelos estavam sem brilho e vi a dificuldade com que virou seu rosto em minha direção, e com a mais belo brilho nos olhos bem vivos ela deu um sorriso e disse: --- Preciso de sua ajuda minha amiga, quero escrever uma carta para as Annas mas não tenho forças, pode escrever para mim?
E assim, peguei um caderno e caneta e fui escrevendo, cada virgula, cada palavra:
____________________________________
_________________________________
A CARTA:
Queridas Annas, no momento estou em uma cama de hospital, mal consigo me mover ou falar, porém, gasto minhas ultimas energias para que esta carta chegue até vocês! Tenho certeza que minha fiel amiga publicará cada palavra na rede.
Um dia eu tomei uma decisão: ser magra, não apenas ser magra mas, me SENTIR magra, me sentir leve, pura, limpa.
A partir de então comecei uma guerra contra a comida, contra a fome, contra meus instintos, contra minha saúde e contra o amor dos q estavam perto de mim.
A guerra não foi fácil, eu perdi varias batalhas mas sempre me levantei e continuei. No meio de tantas lutas encontrei soldadas que me deram a mão e disseram “FORÇA”, e isso deu-me coragem nos momentos mais críticos.
Anos de batalhas se passaram, ate que finalmente obtive o controle em minhas mãos...
Ahhh como era bom deitar-me no chão e sentir o mundo girar, como era bom acariciar meu corpo e sentir cada osso, contar cada osso. Me sentia quase um anjo que logo iria voar. Finalmente, eu tinha encontrado minha paz!
Ontem trouxeram-me para esta cama tentando desfazer toda minha glória, porem, é tarde para eles, mais nada pode ser feito, finalmente estou quase voando...
Nunca me senti tão linda e tão bem com o meu corpo como agora.
Minha amiga pode ver claramente meu sorriso e eu digo a ela: NÓS VENCEMOS, NÃO EXISTE MAIS DOR, NEM TRISTEZA E NEM DESESPERO. EXISTE APENAS MEU SORRISO E O ORGULHO QUE SINTO DE MIM MESMA.
Anna, obrigada por estar comigo nesta longa caminhada, obrigada pelas repreensões, obrigada pelos carinhos, obrigada por me fazer pura.
Mia, obrigada por acudir situações de descontrole e compulsões.
Annas do mundo, uni-vos, andem de mãos dadas e troquem suas forças nesta grande corrente, é isso que faz a diferença entre a vitória e a derrota. Peçam força mas nunca esqueçam de dar também, todas precisam de palavras por mais fortes que pareçam.
Para finalizar, estou “morrendo” aos 23 anos............jovem? Não, não estou morrendo jovem pois nestes anos vivi cada segundo e senti cada segundo. Fui feliz de uma forma tão intensa que pessoas de 80 anos ainda não provaram.
Amigas, logo finalmente irei voar, mas vou com o mais belo sorriso no rosto e com a certeza de que estarei com cada uma de vocês.
Finalmente....................me sinto leve..............finalmente.................CONSEGUI!!!
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
Dois dias depois minha amada amiga faleceu por falência múltipla de órgãos, a ultima vez que falei-lhe ela pegou minha mão e disse : --- Não estou linda? Olha como estou linda! --- Então ela sorriu e fechou seus olhos.
Não contive minhas lagrimas, e ate hoje me pego chorando por ela, eu a amava, deixo claro que não sou pró anna porem fui amiga dela em todas as suas escolhas, nunca a julguei,e tudu q posso fazer eh realizar seu ultimo desejo....jogar estas palavras na rede mundial!


(o que quereria essa adolescente que publicou o texto? alertar ... ou incentivar?)

Site:

http://br.geocities.com/proana_paradise/main.htm
(neste tem uma série de links)

16 comentários:

  1. assustador, né?
    quando fiz um perfil no orkut para acompanhar minha vida 'diet', me apavorei, porque diferente do mundo dos blogs que nós visitamos diariamente, as pesquisas que fiz caiam sempre em perfis Anna e Mia
    eu fiquei 'boiando' como dizemos aqui, sem entender, daí apelei para o google e... caí da cadeira!
    fiquei pasma da quantidade de meninas que assumem isso como estilo de vida,
    é assustador, ensinam como vomitar sem ser visto ou ouvido, como disfarçar com os pais, tudinho...
    é realmente assustador...

    ResponderEliminar
  2. Tens muita razão. Infelizmente são concorrentes dos blogs light normais. Andam por ai, motivam legiões e são tão perigosos para a juventude (ou não) que os leia.
    Falo de experiencia.

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar
  3. É assustadora a visão que essas meninas têm de si próprias, é urgente mudar os parâmetros de beleza.

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus, aonde o mundo vai parar!!! Nossa é tenebroso, so de pensar que isto possa e é real!!! Parece mais filme de terror...Só que infelizmente é vida real....

    ResponderEliminar
  5. uiiii... é arrepiante!
    é uma doença grave, mais uma doença do século!

    é dificil entender mesmo! e é dificil ajudar, porque normalmente não querem ajuda.

    a intenção da amiga em divulgar a carta, espero que seja no sentido de mostar que se morre "disto" ...

    bjinhu

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Desculpa a invasão...

    Este é um assunto tão complicado e, ao mesmo tempo, tão controverso...

    Apenas uma questão, não é à toa, que a Anorexia Nervosa e a Bulimia são consideradas doenças psiquiátricas e, como tal, não nos compete julgar, não nos compete apontar o dedo, nem nos compete apoiar (os sintomas, digo), mas sim fazer o que, a nível de sociedade, está ao nosso alcance!
    Digo que já me passaram alguns casos pelas mãos, e que é simplesmente assustador...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Arrepilante mesmo.
    Mais outra doença do século, andam por ai tantas.

    Kiss

    ResponderEliminar
  8. Não te acho chata de jeito nenhum, gosto da sua sinceridade , tenho tentado mudar na medida dos seus pitacos...JA ESTAVA SENTINDO A SUA FALTA...SE VC NÃO DER SEU PITACO , JÁ FICO TRISTE...BEIJINHOS...

    ResponderEliminar
  9. nós vamos encontrando blogs asssim com um obectivo de emagrecer o quê???....ainda hoje encontrei um duma tuga que quer emagrecer o que não precisa, mas porque veste o 38 de calças e quer vestir o 32...eu sinceramente não entendo isto e não vou perder mt tempo a tentar mudar certas pessoas que não querem mesmo mudar!
    Já me preocupei mt com isso, até ao dia que recebi um stop duma blogueira que anda por aí a passear 50 e poucos kilos para 1,60 e 20 anos e pouco mais...
    Por isso, preocupa.me na generalidade, mas olho pra mim, por mim e por aquelas pessoas amigas que querem apoio e força...espero ter-me feito entender
    bjs de carinho
    Bom ano

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente é uma doença que mata muita gente... mas, n é de ânimo leve que as pessoas se tornam "anas" ou "mias"... tudo está no psicológico. E digo-te isto com conhecimento de causa.
    Quando se tem uma doença deste foro é mto dificil apercebermo-nos da dimensão do nosso corpo, porque somos pessoas infelizes com mtas outras coisas que nos marcaram (ou marcam) profundamente e que infelizmente n podemos controlar, nem conseguimos esquecer ou ultrapassar... e ali sim, sobre nós e sobre o nosso corpo queremos o controlo total.
    Infelizmente é uma luta perdida... porque um corpo é isso mesmo um corpo que se n for alimentado convenientemente morre...

    Qto à carta... digo-te que a menina que morreu pode querer incentivar o movimento "ana"... a amiga mostrou-nos como mais um caso extremo desta doença se pode tornar trágico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Oi amiga passei pra saber as novidades.
    Legal seu post a respeito!A carta choca, emociona.
    Eu estou super empolgada e voltei a minha determinação de sempre! é conseguir ou conseguir meu objetivo!
    Tô colocando coisas legais no blog e vou começar uma série de postagens "Manual de Sobrevivência" onde quero reunir dicas para sobreviver e não acabar engordando em festas, restaurantes e tal...
    Tô cheia de gás fazendo sopinha, salada, peitod efrango, me entupindo de gelatina diet sempre que bate aquela fome fora de hora...
    Vamos batalhar e vencer 2009!bjks

    ResponderEliminar
  12. uau! o cerebro delas deve estar todo escambelhado... Eu por muito que quisesse ser magra, nunca pro-ana ou mia - elas vivem apenas paa a imagem e é triste

    beijo

    ResponderEliminar
  13. ainda bm q existem cartas como essas pra nos incentivar, ñ importa o qto nos julguem loucas vamos conseguir alcançar a perfeição!!!

    ResponderEliminar
  14. nossa e como cansegem isso e dificil ate de acreditar mais faser o que seentodoso lugares encontramos isso mais isso por meu modo acho
    que deve ser encarado como um doença
    que pode ter cura se elas tiverem uma mão
    amiga que possa ajudar elas

    ResponderEliminar
  15. gente é o seguinte....
    todas ou pelo menos a maioria das meninas q entram nessa ,entram pensando em emagrecer e sair....
    o problema q nao adianta eu explicar pq nem eu entendo comoacontece....eh q vicia...algumas entram e pensam em ser magras normais...depois de um tempo por motivos q ainda nao descobri começam a amar ossos...vcs nao imaginam o q eh olhar no espelho e sentir nojo de vc...se sentir fracassada e burra sem determinaçao...
    respeito vcs e sei q eh doença....mas com certeza aposto q vcs qd foram em um shopping e olhou A GORDA comendo e mesmo q sendo menos q a magra q estava perto achou horrivel e disse q ela nao tem desconfiometro....enfim....muitas entram por causa dos pais,outras pelo namorado,pelos irmaos eh omeu motivo....nunca pensei q fosse chegar ao ponto de mesmo q tenha emagrecido oq qria...me achar feia ...gorda inutil...eu pensei q ia ficar feliz....e realmente fico ateh por algo no estomago....eh estranho pq nem qd era gorda pensava tanto nisso.....na verdade naopenso em mais nada....minhas amigas sao todas anas ....nao consigo prestar atençao em uma aula ....no maximo em alguma frase q tenha a ver com comida....enfim...nao sei como aconteceu mas to nessa......sou consciente de q faz mal e sinceramente naoqro voar ou levar ninguem comigo mas sei q vou cedo se continuar,o problema eh q desse mal nao tem psicologo ou psiquiatra q de cura...
    entao nao nos julgue
    e vcs nao podem nosajudar....tudo ocorre na mente e ela nos acusa...

    ResponderEliminar

Bem vindos são aqueles que vierem por bem!


Para Rir

Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo.