
A orientação sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada, que envolve quantidade e tipos de alimentos muitas vezes se torna difícil e impraticável para a maioria das pessoas. Por esse motivo, estudos foram desenvolvidos para encontrar a melhor maneira de informar a população sobre qual a melhor dieta alimentar para ser seguida.
A pirâmide serve para indicar a necessidade de se consumir alimentos variados, ingerir um menor número de gorduras saturadas e colesterol, ter um maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos, como também, a ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. Ela mostra de forma clara e objetiva que é possível alcançar as necessidades calóricas e nutricionais utilizando seus alimentos habituais.
Na base da pirâmide encontram-se os alimentos que devem estar presentes na alimentação em maior quantidade. Assim, à medida que os níveis na pirâmide subir, a freqüência ou quantidade dos alimentos devem ser restringidos nas refeições.
Cada grupo de alimentos fornece alguns nutrientes, mas não todos os que o organismo necessita; nenhum grupo é mais importante do que o outro. Para o bom funcionamento do corpo é necessário que os alimentos de todos os grupos façam parte do seu plano alimentar diário.
A quantidade de porções de cada grupo recomendada para um indivíduo depende da sua necessidade de energia que está relacionada com a idade, peso, estatura e atividade física.
Tudo Bem?
ResponderEliminarGostei muito dessa postagem porque numa R.A não se deve esquecer da variedade e nutrientes necessário para o corpo.
Passei para lhe desejar excelente final de semana! Muita força na R.A!
bjussssssssssss