Diário Alimentar, pecados, sentimentos e culpas ... a verdade verdadeira :))
2008-08-18
Dúvidas na ponta da língua
Um belo sorriso é um importante cartão de visitas e também uma poderosa arma de sedução. Cuidar dos dentes é fundamental não só por motivos estéticos, mas principalmente pela saúde. Apesar de vivermos em um país com 30 milhões de desdentados, segundo dados do Ministério da Saúde, muita gente se preocupa com a saúde bucal - como nossos internautas, que escreveram para nós com diversas dúvidas. Selecionamos algumas e pedimos a ajuda do Dr. Sidnei Goldmann, dentista especialista em implantes dentários e clareamento, para respondê-las.
1 - Toda vez que como, tenho que escovar os dentes? Sim. É bom.
2 - Às vezes escovo meus dentes sem pasta. Isso pode me dar algum problema? Não. Se fizer uma escovação leve sem pasta de dente não há problema algum.
3 - De quanto em quanto tempo devo trocar minha escova de dente? Com uma escovação correta, a escova dura de 30 a 60 dias. Troque-a também quando as cerdas começarem se abrir.
4 - Como escolher a escova ideal para os meus dentes? Geralmente as melhores escovas são as macias e as extra-macias, e de cabeça pequena.
5 – Morro de preguiça de usar fio dental. Ele é tão necessário assim? O dente tem cinco lados. E alguns deles, os lados proximais, só se consegue limpar com fio dental. Por isso, é necessário usá-lo pelo menos 3 vezes ao dia.
6 – Volta e meia minha gengiva sangra quando escovo os dentes ou quando uso fio dental. Por que isso acontece? Podem ser vários motivos, mas os mais comuns são escovação inadequada, placa bacteriana ou problemas gengivais. Outra possibilidade é a gengiva sangrar porque você não usa regularmente o fio dental. Com uso apenas esporádico, a sujeira e as bactérias se acumulam entre a gengiva e os dentes, o que acaba deixando-a inflamada.
7 - O que posso fazer para prevenir as cáries e as doenças periodontais? Escovar os dentes três vezes ao dia, passar fio dental e fazer uma dieta pobre em carboidrato e açúcar, além de ir ao dentista de seis em seis meses.
8 – Tenho mau hálito e isso me constrange muito. Como resolver o problema? Primeiro, procure saber de onde vem esse mau hálito. Pode ser por tártaro, ingestão de comidas muito condimentadas, não escovar a língua, cáries, infecções na boca ou problemas gástricos. O mais indicado é procurar um profissional para detectar e tratar esse problema.
9 - É verdade que devemos escovar a língua? Sim. A língua é como um tapete, ou seja, bactérias e restos de comida vão entrando na intimidade da língua. Quando isso acontece, acarreta o aparecimento de mau hálito e mudança do PH da boca.
10 – Já ouvi dizer que problemas bucais podem até atacar o coração. Isso é verdade? Sim. Existe uma cadeia de bactérias infecciosas do tártaro que podem provocar uma endocardite bacteriana.
11 – Com que freqüência devo ir ao dentista? De seis em seis meses inicialmente. Esse tempo pode mudar de acordo com o tratamento e a necessidade de cada paciente.
12 – Evito tomar bebidas geladas ou sorvetes pois sinto muita dor nos dentes. Como resolvo isso? É necessário descobrir a causa. Muitas vezes o uso de uma pasta de dente especial melhora, mas é preciso verificar se não há raízes expostas, problemas gengivais ou cárie. Procure um profissional para saber o diagnostico correto.
13 – Meus dentes estão escuros. Tem jeito para isso? O que pode ser feito? Sim. Dependendo do diagnóstico do dentista, pode-se fazer clareamento ou usar facetas laminadas.
14 - Uso aparelho fixo. Posso fazer o clareamento mesmo com o aparelho nos dentes? Não deve. Não tem indicação.
15 – Por que tenho que aplicar flúor nos dentes dos meus filhos? Quando jovens, o flúor ajuda na formação do esmalte mais forte e na resistência a agressões externas, como placa bacteriana, alimentação inadequada e cáries.
16 - Quantos anos dura um implante dentário? Através de pesquisas bibliográficas, afirma-se que o implante tem durabilidade de 45 anos; desde que o paciente vá periodicamente ao dentista, faça a escovação correta, e tome os cuidados indicados pelo profissional.
17 - Tenho um piercing na língua. Isso pode trazer algum mal para a minha boca? Não só para a boca, como para a saúde em geral. Pode provocar câncer, abscessos e inflamação crônica. O consumo de álcool e tabaco com o piercing aumenta o risco dessas doenças.
18 - Quero colocar um piercing no dente. Isso pode afetar na minha saúde bucal? No dente não tem problema. Só afeta se o paciente não tiver uma higiene adequada.
19 - Por que os artistas têm um sorriso tão branco e perfeito? Eu posso ter meus dentes assim? Pode. Eles se preocupam com a imagem, em aparecer bem, pois são referências para quem está os vendo. Por isso, fazem clareamento, colocam facetas, e também usam aparelhos se necessário.
20 - Tenho fobia de ir ao dentista. Há algum método para não sentir tanto medo? Sim. Procure um profissional em quem confie, com quem você se sinta bem e à vontade. Ele também pode usar métodos psicológicos e alguns métodos medicamentosos para diminuir a ansiedade.
Olá Elisa!Achei este post muito interessante pk acho que a higiene oral é mm muito importante!Os teus artigos são muito bons. Espero que 3esteja td bem ***
Olá Elisa!Achei este post muito interessante pk acho que a higiene oral é mm muito importante!Os teus artigos são muito bons. Espero que 3esteja td bem ***
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarGostei das informções sobre cuidados Bucal...uma parte também que não deve ser esquecida né?
Ótimo fim de semana!!!
bjussssssssssssssss