2008-05-05

Alimentação saudável para sempre

Quem nunca passou fome tentando eliminar uns quilinhos? Então responda com sinceridade: quantas vezes já tentou fazer dieta? Quantas deram certo? Você emagreceu? Mais importante: continuou magra? Caso sonhe com um microvestido sem gordurinhas sobrando, ou apenas deseja sentir-se saudável e confortável com seu peso, é bom tomar esta resolução: esqueça de vez os regimes malucos e radicais.

Na verdade, emagrecer nem é tão difícil assim. Manter o peso perdido é que são elas. Por que isso acontece?
- O problema é que a maioria das pessoas se submete a dietas muito restritivas, que cortam os alimentos habituais, as guloseimas preferidas e até alguns grupos alimentares, como carboidratos por exemplo. Depois do período da dieta, a pessoa vai retomando gradualmente os antigos maus hábitos e acaba recuperando todos os quilos perdidos - explica a nutricionista Niedja Mattos.

Segundo ela, a reeducação alimentar é a melhor e mais saudável maneira de perder peso e mantê-lo estável. Ou seja, não é preciso despedir-se para sempre do chocolate, do sorvete, da feijoada aos sábados ou do bombom depois do almoço para entrar em forma, e sim aprender a equilibrar corretamente esses alimentos no dia-a-dia.

- A não ser para quem tem problemas sérios de saúde, como úlceras, diabetes ou colesterol alto por exemplo, não existe alimento proibido. A simples frase "não posso comer isso" é capaz de desencadear um efeito negativo levando à angústia, ansiedade e ao abandono do programa de emagrecimento - afirma Niedja Mattos

Fim do efeito sanfona

Foi essa tomada de consciência que mudou a vida da estudante Ana Carla Mattoso, de 23 anos. Dos 15 aos 22 anos, Ana Carla passou por tudo quanto é dieta da moda, tomou remédios e chegou a ter episódios de bulimia.
- Em questão de meses meu peso variava até 15 kg. Ia dos 60 Kg aos 75 kg e vice-versa num piscar de olhos, mas não conseguia me manter no mesmo peso por mais de uma semana. Tinha pressa em emagrecer e fazia tudo errado. Depois que resolvi reeducar a alimentação, mantenho-me nos 59 kg há quase um ano – conta ela, que mede 1,71m.

A paciência e a persistência são fundamentais para quem quer manter um peso adequado para o resto da vida - o que ocorre em cerca de três a quatro anos de ponteiro estável. Não adianta ter pressa, pois quanto mais rápido os quilos se vão, mais rápido eles voltam.

- O ideal é que o ritmo de emagrecimento seja de cerca de 0,5 kg por semana. Parece pouco eliminar 2 kg por mês, mas ao final de seis meses, terão sido 12 kg. Depois de um ano, 24 kg - lembra a nutricionista, alertando que o ideal é ter um acompanhamento profissional para orientar a proporção correta de nutrientes na alimentação, além dar aquele estímulo para que o objetivo de ganhar novas e duradouras formas seja atingido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem vindos são aqueles que vierem por bem!


Para Rir

Mulher gorda é que nem Ferrari… quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo.